50 anos da APAE – O ano do cinquentenário é também um ano promissor para a organização

572 0

Na década de 70, foi dado o start, através de uma diretoria sonhadora que vislumbrava, de forma grandiosa, a transformação na vida de pessoas com deficiência intelectual e de suas famílias, que até aquele momento não contavam com escolas e atendimentos de saúde especializados, em nossa cidade. Era necessário recorrer a atendimentos em Ribeirão Preto e por algumas vezes em São Paulo.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é fruto de um movimento pioneiro no Brasil para prestar assistência médico-terapêutica às pessoas com deficiência intelectual. Este movimento, chamado Movimento Apaeano surgiu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, quando Beatrice e George Bemis (diplomatas representantes dos Estados Unidos) ao chegarem no Brasil, não encontraram nenhuma entidade de acolhimento para seu filho com a síndrome de Down. Assim, foi fundada, em março de 1955, a primeira APAE.

Quinze anos depois, o movimento se fortalece em Franca e o atendimento inicial realizado pela APAE, que era de 25 pessoas na área da educação, passa a ter 60 pessoas, e assim por diante.

Hoje, a APAE oferece diariamente educação especializada à 515 pessoas, com idades entre 2 e 60 anos. São mais de 6.000 procedimentos mensais de média e alta complexidade na área da saúde. E, são quase 9 mil atendimentos mensais na área sócio assistencial para usuários em estado de vulnerabilidade social.

Esta engrenagem conta hoje com a administração de mais de 300 colaboradores, dirigida por voluntários que unem esforços e seus conhecimentos para cumprir os passos de um projeto traçado para a sustentabilidade da organização nos seus próximos 25 anos.

Toda esta história será comemorada ao longo do ano de 2020. A primeira comemoração ocorreu em janeiro, na Cerimônia de Apresentação da Diretoria, com presença de autoridades da cidade e membros eleitos para compor a diretoria da organização, pelo próximo triênio (2020 a 2023). E no dia 19 de fevereiro, a organização comemorou o seu aniversário, com aproximadamente 2.000 pessoas (alunos, usuários da organização e seus familiares) e um bolo de 24 metros, produzido pelo SINPAFRAN (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Franca e Região). A festa teve a participação da Fanfarra da APAE, a animação do Serginho do Arrocha (usuário dos serviços socioassintencias da APAE, Sérgio Alves Florêncio) e o parabéns especial, contou com a presença do sanfoneiro mirim, Rafael Lemos.

O próximo evento para a sociedade francana, o Leilão União de Forças! Quem doa mais? também apresentará novidades neste ano comemorativo. Em breve, elas serão reveladas!

APAE-Franca
Camila Canesin
Departamento de Marketing e Eventos
Contato: (16) 3712-9733
WhatsApp (16) 9999-6358
eventos@apaefranca.org.br