60 anos de competência no Ensino Jurídico

530 0

A Faculdade de Direito de Franca-FDF está comemorando 60 anos de sua fundação. As comemorações tiveram início no ano passado com a abertura da 45ª Semana de Estudos Jurídicos e o lançamento do Selo Comemorativo com a chancela dos Correios.

Neste ano, dando continuidade às festividades, no dia 9 de março de 2018, o doutor Luís Roberto Barroso, Ministro do Supremo Tribunal Federal, proferiu a palestra “A Constituição, a Democracia e o Supremo Tribunal Federal”. O evento foi realizado na Unidade II da FDF em parceria com o site jurídico Migalhas. A palestra repercutiu intensamente no meio jurídico.

O Ministro Luís Roberto Barroso relembrou as conquistas democráticas dos últimos 30 anos, com o advento da Constituição Federal de 1988 e afirmou que: “apesar da fotografia do momento brasileiro ser devastadora, o filme dos 30 anos da democracia brasileira é um filme bom, um filme de uma história de sucesso e é um filme que vai ter final feliz”.

A 46ª Semana de Estudos Jurídicos, também integrando as homenagens dos 60 anos da FDF, foi abrilhantada pela presença de ilustres palestrantes, como o Doutor Luís Antônio Cardoso, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; o Doutor Sérgio Pinto Martins, Desembargador do TRT da 2ª região; o Doutor Roberto Livianu, Procurador de Justiça do Ministério de São Paulo e o Doutor Flávio Martins Alves Nunes Júnior, Professor Universitário.

Para celebrar o aniversário da FDF, no dia 28 de março um grande evento comemorativo foi realizado com a presença de alunos, professores, funcionários, autoridades do meio jurídico e convidados especiais, como os ex-professores da instituição. Após as homenagens, discursos do Diretor, Vice-Diretor, Professores e representante do Diretório Acadêmico, houve o lançamento do Vídeo Institucional da FDF e a apresentação do Ensemble Vocal OSF, com o renomado Maestro Nazir Bittar, que abrilhantou ainda mais o evento.

A HISTÓRIA

O dia 28 de março de 1958 é uma data significativa para a Faculdade de Direito de Franca-FDF. Nesta data, há 60 anos, foi oficialmente instalada, sendo nomeado Diretor o Doutor Benedito de Freitas Lino.

O Decreto nº 43.290 de 28 de fevereiro de 1958, assinado pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, autorizou o funcionamento do Curso de Direito e, no dia 9 de agosto de 1959 foi realizada a Aula Magna, pelo Deputado Doutor Ulisses Guimarães.

A FDF foi criada pela Lei Municipal nº 653, de 8 de agosto de 1957, sancionada pelo Prefeito Doutor Onofre Sebastião Gosuen. Em 8 de janeiro de 1961, pelo Decreto nº 50.026, o curso de graduação em Direito da Faculdade de Direito de Franca recebeu o reconhecimento do MEC, na época era dirigida pelo Professor Doutor Alfredo Palermo.

Nos primeiros anos, a FDF mantinha as atividades acadêmicas no prédio da Fundação Educandário Pestalozzi, quando em 1960 passou a utilizar as instalações do Instituto de Educação Torquato Caleiro e em seguida mudou-se para o prédio da Escola Estadual Homero Alves. Em 1967, as aulas passaram a ser ministradas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Em 1968 a Prefeitura de Franca providenciou a construção do prédio próprio, numa área extensa, a antiga “Chácara das Freiras”. Definiu-se, nessa ocasião, a construção do prédio que abrigaria a Faculdade de Direito, o qual atualmente é sua Unidade I.

Em 28 de fevereiro de 1962, colou grau a primeira turma de bacharelandos da FDF. Foram diplomados 29 alunos. Como paraninfo foi escolhido o Deputado Ulisses Guimarães, como sinal de gratidão àquele que apoiou a criação da FDF.

Muitos fatos importantes se sucederam no decorrer desses 60 anos, como a implantação do curso noturno, a construção do atual prédio da biblioteca, a criação da Assistência Judiciária Gratuita, a construção da Unidade II e a atual reforma da Unidade I.

A FDF é orgulho cultural da cidade pela sua qualidade de ensino e pelo número de alunos que se destacam em todo o país, atuando em diversas carreiras jurídicas como a Magistratura, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Advocacia pública e privada, as Procuradorias Federais, Estaduais e Municipais e as carreiras Policiais estaduais e federais.

A Faculdade de Direito de Franca investe seus recursos de forma a proporcionar ao aluno ensino de qualidade e estrutura física apropriada. As atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento do saber jurídico e a formação do jovem são realizadas por meio dos programas institucionais da monitoria, da iniciação científica, do júri simulado, do intercâmbio com universidades estrangeiras, dos cursos de extensão, das palestras, do estágio no Departamento de Assistência Judiciária, dos convênios firmados com outras Instituições, dentre outras opções voltadas à área acadêmica.

A FDF tem obtido ótimos índices nas principais avaliações de Cursos Superiores, como no ENADE-MEC, Guia do Estudante e o Selo OAB Recomenda, este em todas as suas edições, em virtude do número de alunos aprovados no Exame da Ordem, o que revela sua qualidade no ensino jurídico. Em ampla e completa estrutura física e acadêmica, a FDF oferece o Curso de Graduação em Direito e os Cursos de Pós-Graduação (presencial) em Direito Processual Civil Empresarial e Direito Trabalhista e Previdenciário, proporcionando ao aluno o acesso à qualidade no ensino superior e na especialização Lato Sensu.