A Homeopatia e a Saúde do Homem

460 0

Um dos transtornos que mais acometem os homens depois dos cinquenta anos é a hiperplasia benigna de próstata.

Essa condição pode acometer 25% dos homens depois dos 40 anos de idade, e até 70% dos homens em torno dos 70.

É importante ficar atento ao aparecimento de câncer de próstata, comum nessa faixa etária e para isso é importante que o homem anualmente faça uma avaliação das condições de sua próstata, por meio de uma consulta com o urologista e da realização de exames subsidiários, como o PSA (exame de sangue) e o ultrassom da próstata.

Nem sempre a hiperplasia benigna da próstata (HBP) é sintomática, e por isso é importante que o homem realize esses exames depois dos 40 anos.

Os sintomas, quando aparecem, são: dificuldade para urinar, com a sensação de uretra estreita, dolorimento ao urinar, incontinência urinária, urgência para urinar, jato urinário fino, sensação de não haver esvaziado totalmente a bexiga.

Na alopatia existem vários medicamentos que aliviam os sintomas da HPB, mas podem causar efeitos colaterais, como hipotensão arterial.

A Homeopatia pode ser uma opção para o tratamento da HBP, com medicamentos que demonstraram na prática reduzir os sintomas, mas também reduzir o tamanho da glândula.

No entanto, é importante que os pacientes façam pelo menos anualmente os exames de rotina com o urologista.

Outras situações do universo masculino podem também ser tratadas com Homeopatia, como disfunção erétil e ejaculação precoce, principalmente quando a causa for psicossomática.

É importante ressaltar que o tratamento homeopático sempre aborda o paciente como um todo, e nas diversas fases da vida pode beneficiá-lo, proporcionando uma melhor qualidade de vida.