APAE Franca 48 anos de referência no tratamento de pessoas com deficiência

700 0

Há 48 anos a APAE foi fundada em Franca a fim de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e à construção de uma sociedade justa e solidária.

A entidade atende a 963 crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, física e múltipla. Os atendimentos são ofertados gratuitamente nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social para sociedade de Franca e mais 12 municípios da região.

Na área da Saúde os usuários da APAE recebem atendimento especializado, individual e integrado por profissionais nas áreas de odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, nutrição, enfermagem e médica (neurologia, fisiatria, psiquiatra, pediatria e dermatologia), sendo analisado e registrado caso por caso. Só em 2017, foram realizados mais de 8.000 procedimentos de média e alta complexidade, através do CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Na área da Educação, a APAE segue os parâmetros curriculares do MEC e acrescenta um diferencial essencial à educação especial que é a escolarização com no máximo 15 alunos por sala, sendo ministrados por 2 profissionais, a professora (especializada em educação especial) e a auxiliar de sala. Estas são responsáveis pelo suporte pedagógico e pelos cuidados diários dos alunos, como a realização das refeições e dos cuidados com a higiene.

Na área da Assistência Social, a APAE atende a dois programas, a Unidade Referenciada que funciona em regime de contra turno escolar e o Centro Dia.

A Unidade Referenciada realiza o atendimento das crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla que possuem risco de vulnerabilidade social (que são casos de extrema pobreza ou que possuem um ambiente social propenso ao uso de drogas e entorpecentes, entre outros casos).

Já no Centro Dia são atendidos os jovens e adultos acima de 30 anos, com foco na promoção da qualidade de vida e desenvolvimento da independência deste usuário, na fase adulta e na velhice. Nesta concepção, foi criado o Projeto Portal, onde os usuários são incentivados através da arte, da música, do esporte e da cultura, a se desenvolverem socialmente e a fortalecerem a sua independência, autoestima e valorização da vida.

Com o mesmo intuito, o Centro Dia ainda apresenta o Projeto de Apoio e Inserção no Mercado de Trabalho que propõe treinar e acompanhar estes jovens e adultos em todo o seu processo de inserção no mercado de trabalho. Atualmente, 39 jovens que participaram deste projeto, estão trabalhando em empresas de diversos segmentos, como supermercados, universidades, escolas, lanchonetes, fábricas de calçado, entre outras.

Os eventos realizados pela APAE já são tradicionais na cidade e contam com grande apoio das empresas da cidade (grandes, médias, pequenas e micros) e chegam a proporcionar entretenimento e gastronomia, para mais de 20.000 pessoas, como ocorre com a Festa di San Genaro.

Para você acompanhar de perto o trabalho realizado dia a dia pela APAE, pode acessar o Facebook, Instagram e Twitter: @APAEFRANCA ou pelo site: apaefranca.org.br.

Depósito em conta: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca. Conta 1264-5 / Agência 6843.8 – Banco Brasil.

APAE-Franca
Camila Canesin
Departamento de Marketing e Eventos
Contato: (16) 3712-9733 – WhatsApp (16) 9999-6358
eventos@apaefranca.org.br