Cisos Inclusos e Dores Faciais

496 0

Na maioria das vezes os cisos inclusos, os dentes do juízo, tem indicação para remoção cirúrgica em alguns casos a indicação é ainda maior quando estes geram compressão ou afastamento do feixe neurovascular alveolar inferior, outros geram apinhamento dos dentes inferiores anteriores, desorganizando tratamentos ortodônticos já bem conduzidos, podendo gerar dores de cabeça constantes, que são subitamente eliminadas após a extração destes dentes.

Cisos mais complexos e em números maiores, como caso dos pacientes sindrômicos, idade avançada, complicações sistêmicas, podem requerer internação hospitalar para remoção segura e eficaz .

Outros casos como o intrepmant, quando o feixe vasculho nervoso passa dentro das raízes impedindo sua extração de forma convencional, requerem técnica adequada para a remoção e diagnostico com tomografia.

Ainda uma complicação comum que os dentes semi-inclusos causam é a periocoronarite, que é infecção na região dos terceiros molares por acúmulo de alimento e/ou traumas por mordidas nesta área, gerando dor e trismo-limitação de movimentos da mandíbula, casos que são resolvidos com extração dental.

A extração de cisos totalmente inclusos é aconselhável também em casos de cistos que se formam ao redor destes dentes que podem vir a se tornar tumores em alguns casos, como o ameloblastomas. Esta complicação exige intervenções mais agressivas .

Em resumo, as extrações dos dentes do ciso são sempre benéficas para a saúde dos pacientes e alguns casos hoje devem ser resolvidos com tomografia e hospitalização.

Leave a comment