Como funciona um Plano Funenário?

272 0

É comum as pessoas fazerem confusão quanto às funções de uma funerária e as de um plano funerário, uma vez que são coisas pensadas apenas no momento de dor e acabam tidas como sinônimos. Esses dois conceitos estão interligados, mas têm significados diferentes.

• O que é uma funerária?
Diferentemente do que algumas pessoas possam pensar, a funerária não é uma loja que vende produtos relacionados a enterros. É algo que vai muito além disso. Na verdade, a funerária é uma prestadora de serviços que provê os cuidados necessários para os familiares em caso de falecimento. É responsável pela orientação da família quanto à documentação e procedimentos necessários, pelo transporte do corpo, organização do velório e do enterro ou outros métodos de preferência da família, como a cremação.

A funerária oferece serviços para melhor conduzir esse momento de perda, assim ajudando os familiares a resolverem certos assuntos que, no momento de luto, não conseguiriam pensar e definir sozinhos. A funerária é acionada após a morte e se encarrega de todos os serviços necessários para a ocasião.

• Serviços oferecidos
Esses serviços devem ser muito humanizados para que a situação seja levada com o maior respeito e consideração, não só com a família, mas também com quem falece. São serviços que atuam em todas as dimensões humanas, uma vez que a morte não envolve apenas o encerramento da atividade fisiológica vital, mas também carrega em si fatores sociais, culturais, espirituais e psicológicos, que também precisam de atenção. A funerária deve se encarregar da cerimônia de despedida de um ente querido que deixa muitas pessoas amadas, muitas lembranças e saudades, portanto todo esse serviço deve ser extremamente cuidadoso e cauteloso para acolher os familiares da forma mais sensível possível.

• O que é plano funerário?
O plano funerário é uma alternativa na qual se paga um valor fixo por mês e esse investimento será utilizado para cobrir despesas com todos os serviços necessários, como registro em cartório, traslado do corpo, tanatopraxia, velório e sepultamento ou cremação, em situações de morte do associado ou familiares. A finalidade do plano funerário é garantir tranquilidade a todos os familiares em um momento de fragilidade, além de corresponder a um valor ínfimo comparado à contratação de um único funeral.

Os planos funerários são, geralmente, familiares ou empresariais e, diferente do que muitas pessoas acreditam, seus benefícios são garantidos não só para o momento pós-morte, mas também para a vida. É um tipo de serviço que oferece vantagens a quem os adquire, visando uma melhor qualidade de vida para o titular e seus familiares.

Cada uma das opções de planos tem garantias específicas relacionadas aos serviços a serem oferecidos no funeral, além de descontos em serviços de profissionais da área da saúde e no comércio em geral, desde que esses sejam conveniados. Os planos funerários garantem a qualidade de vida e, no pós-morte, o amparo necessário.

Você já possui um plano funerário e utiliza todos os benefícios que ele oferece? Busque saber se seu plano lhe oferece 100% de cobertura dos gastos necessários no seu acionamento. Para mais informações, entre em contato com nossas consultoras para mais informações através do telefone (16) 3403 3000, ou faça uma visita ao nosso escritório, na Rua Monsenhor Rosa, 2272, centro de Franca.