Como o Pilates Funcional pode ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes da nova geração?

391 0

Quando falamos em pilates para crianças, uma das primeiras perguntas a vir na mente dos pais é: “Mas não é um exercício muito puxado para meu filho? Não vai comprometer seu desenvolvimento?”. A resposta é não. O Pilates Funcional é uma excelente opção de atividade física, pois trata-se de um exercício completo, seguro e individualizado, com elevado gasto energético, tendo só a contribuir para o desenvolvimento das crianças, pois além de fortalecer a musculatura, corrige a postura, desenvolve a consciência corporal, aumenta os níveis de atenção e concentração, reduz o sedentarismo e por consequência a obesidade infantil.

Hoje, os pequenos são conhecidos como a ”geração de apartamento“, eles não têm hábitos antigos como brincar na rua, correr, subir em árvores e tantas outras brincadeiras feitas ao ar livre. Eles são criados dentro de casa com toda proteção e conforto que os pais podem dar. Mas isso às vezes não é o ideal, pois as crianças passam o dia todo assistindo TV, jogando videogame ou brincando no celular e tablet, rotinas que os tornam sedentários, além de trazer outros problemas, como a falta de concentração, a hiperatividade, e o mais grave, os problemas posturais, desencadeados por essa inatividade e por uma postura relaxada, que mais tarde ocasionará problemas como: o encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores e a protusão dos ombros (encurvamento), que acaba se agravando pela rotina de carregar mochilas pesadas, podendo ainda levar a problemas mais sérios como: cifose, escoliose, além de outros problemas relacionados a coluna vertebral, que na infância ainda está em fase de amadurecimento ósseo. Todas estas patologias poderiam ser evitadas se caso a criança praticasse alguma atividade física, em especifico o Pilates Funcional.

Mas por que o Pilates Funcional? Porque o pilates que tem como princípio o fortalecimento do centro de força do corpo, trabalhando o corpo como um todo, proporcionando à criança força muscular e estabilidade, além de promover a interação entre corpo e mente, que é tão eficaz no seu desenvolvimento psicomotor, tudo isso sendo trabalhado de forma lúdica, através de exercícios mais dinâmicos, brincadeiras, além do uso dos aparelhos e também de acessórios como bolas, bosu, cordas e elásticos.

Mais alguns benefícios do Pilates para crianças:
– Evita sobrecargas, diminui as dores, previne e corrige desvios posturais através do aumento da força da musculatura das costas e do aprimoramento do alinhamento postural da criança, criando assim uma consciência de postura.

– Melhora a coordenação motora, aumenta a flexibilidade, proporcionando maior amplitude de movimento e agilidade.
– Melhora da propiocepcação e da consciência corporal, pois são praticados exercícios de equilíbrio, sendo estes perfeitos para que as crianças tenham balanço e simetria corporal e para que aprendam a conhecer seu corpo que está em constante mudança.
– Previne lesões: crianças flexíveis e fortes não se machucam tanto.

– Ajuda na socialização da criança: desenvolve a autoestima, a autoconfiança, o que ajuda a interagir com outras crianças e adultos.
– Combate o sedentarismo, auxiliando em doenças como estresse, depressão e ansiedade, já presentes nas crianças do mundo moderno, além de promover a melhora do sono e aumento dos níveis de atenção, concentração e cognição.

Tudo isso faz com que as crianças encarem o mundo com autocontrole, disciplina e leveza, além de manter uma coluna fortalecida para praticar outras atividades diárias, aumentando assim seu interesse pela prática de exercícios e por hábitos mais saudáveis.