Cuidados com a Audição no Calor

1852 0

Dra. Andréa Campos Varalta Abrahão l Fonoaudióloga

Em dias de calor, todos procuram se refrescar com banhos de piscina, mar, cachoeiras e até mangueira. Se, por um lado, o uso de protetores solares já virou costume, os cuidados com a audição estão longe de se tornar uma preocupação para a maioria das pessoas.

Então fique atento: neste período é necessário cuidar também da saúde auditiva, já que são diagnosticados muitos casos de otites, infecções, que podem ser provocadas por vírus ou bactérias e causam dor de ouvido e muitos incômodos.

Em muitos casos, a dor de ouvido pode ser acompanhada de uma sensação de ouvido entupido. Isso acontece porque as infecções produzem secreções que, muitas vezes, não conseguem ser escoadas.

Nestes casos, recomenda-se procurar a ajuda de um otorrinolaringologista. Não introduza objetos e nem opte por soluções caseiras – muito disseminadas na internet. Tudo isso pode piorar ainda mais o problema.

Para prevenir essa dor de ouvido, é preciso tomar alguns cuidados. Após nadar ou tomar banho, por exemplo, seque os ouvidos com a ponta de uma toalha. Se sentir a presença de água dentro do conduto, deite a cabeça para o lado e encoste a orelha em uma toalha para que o líquido saia.

Evite o uso de hastes flexíveis dentro do ouvido: elas servem apenas para limpar a parte externa, e não devem ser introduzidas no canal auditivo. A propósito, não introduza nenhum tipo de objeto dentro do ouvido e mais uma vez: evite pingar remédios caseiros, sem orientação médica.

Caso perceba que a água não saiu e, ao menor sinal de secreção no ouvido, procure ajuda de um otorrinolaringologista.

Se você tem filhos, já deve ter percebido que as dores de ouvido são muito comuns nas crianças. Mesmo os bebês podem sofrer com esse problema com muita frequência.

Isso acontece porque é comum que bactérias presentes no nariz e na garganta acabem indo parar nas tubas auditivas quando as crianças bocejam ou engolem. As tubas das crianças são mais curtas que a dos adultos, facilitando ainda mais esse processo. Portanto, fique atento!

Leave a comment