Dúvidas sobre Cirurgia Ocular a Laser

260 0
Membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia; Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa; Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares; Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC); Sociedade Caipira de Oftalmologia (SOCA); International Society of Refractive Surgery; American Academy of Ophthalmology; American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS); International Intraocular Implant Club (IIIC).

cientes trazem ao consultório. Tentaremos responder as mais comuns e compartilhá-las com os leitores deste texto.

SOU VELHO PARA UMA CIRURGIA OCULAR A LASER ?
O tratamento a laser para correção dos graus é mais comumente conhecido como PRK (ceratectomia fotorrefrativa) e LASIK (laser-assisted in situ keratomileusis), duas modalidades cirúrgicas diferentes e que têm sido utilizadas com êxito em pacientes de idade mais avançada, sobretudo com o auxílio do Femtosegundo, um outro laser que permite uma cirurgia mais segura e eficaz.

Não se trata apenas da idade, mas também das possibilidades que existem para corrigir os problemas de visão, ou seja, depende muito de cada caso. Se o seu for relacionado à idade, pode-se utilizar também um método que não seja a laser para solucionar o seu problema.

É VERDADE QUE QUEM TEM ASTIGMATISMO NÃO PODE OPERAR ?
No início da cirurgia refrativa a laser, existiam alguns inconvenientes. Porém com o passar do tempo, evoluímos muito na tecnologia e hoje consegue-se excelentes resultados na correção, tanto de miopia e hipermetropia, quanto de astigmatismo.

QUALQUER UM PODE SER SUBMETIDO A CIRURGIA OCULAR A LASER ?
Para ser um bom candidato a cirurgia ocular a laser deve-se cumprir alguns requisitos e passar por alguns exames que podem ser realizados em clínicas oftalmológicas.

Com estes exames pode-se qualificar as condições do paciente para uma cirurgia segura e não o expor a riscos cirúrgicos desnecessários.

Portanto, nem todo mundo é bom candidato a cirurgia ocular a laser. Nestes casos, sempre há tratamentos alternativos para solucionar os problemas de visão também com excelentes resultados, como por exemplo o uso de lentes intraoculares.

E QUANTO AOS EFEITOS SECUNDÁRIOS ?
Na verdade as técnicas vêm sendo praticadas e melhoradas há mais de 20 anos. Desde então, milhares de pessoas foram submetidas à cirurgia e deixaram de usar óculos e lentes de contato.

Durante todos estes anos, inúmeros estudos foram realizados sobre a segurança e a estabilidade dos resultados em longo prazo. Inclusive as Forças Armadas dos EUA e a NASA aprovam e submetem seus membros à cirurgia ocular a laser utilizando o Femtosegundo.

É uma técnica cirúrgica moderna que, nós da Oftalmocenter Franca, proporcionamos aos nossos pacientes, combinando 2 aparelhos a laser para conseguir os melhores resultados possíveis, mediante tratamentos personalizados, corrigindo não só as aberrações oculares mais simples, mas também as mais complexas, impossíveis de se tratar na cirurgia convencional.