Empresário(a) você é dono ou “REFÉM” do seu negócio?

80 0
Consultora de Cultura e processos há mais de 20 anos, atendendo empresas familiares nos mais diversos setores da economia. Mestre em gestão de pessoas pela UNESP, formada em Serviço Social e Psicologia. MBA pela Franklin Covey em Gestão e Liderança, Terapeuta de Sistemas Familiares com formação em Relações Sistêmicas / Constelações. Analista de perfil comportamental e Coach.

O final do ano chegou, as férias se anunciam, você empresária (o), vai tirar férias?! Ou você nem pode ir ao médico?

Já se perguntou se tem como não ser “refém da sua operação/negócio”?

Nunca negligencie o poder de uma operação/negócio em qualquer ramo de atividade que tenha sido bem planejada. É indiscutível a importância do planejamento, mas com toda certeza o melhor planejamento precisará de pessoas para tirar o projeto do papel e transformá-lo em RESULTADO.

Uma coisa que a pandemia deixou escancarado foi que mesmo nos piores cenários o que “afunda o barco são os buracos que já existiam nele”.

Como não ser refém de sua operação? Algumas ações nos indicam o começo da resposta a essa pergunta:

· Tenha gestão de dados.
· Saiba com clareza sua estratégia de negócio.
· Tenha os processos de sua empresa delineados de “ponta a ponta” permitindo enxergar como a organização gera seus produtos, serviços e resultados.
· Crie indicadores de desempenho para todos os setores, meça, corrija e valorize quem entrega!!
· Tenha foco na execução, aprenda a perguntar para seu time o que eles precisam para passarem de uma etapa para outra do processo com agilidade, produtividade e lucratividade.
· Planejar é preciso, mas o jogo é ganho na execução!
· Cuide da Cultura da empresa afinal desde um ponto comercial com dois colaboradores a um empresa com um quadro de colaboradores acima de 100 pessoas, é o que se faz no dia a dia que define que empresa você é.

Cultura da Empresa é o que acontece na empresa quando o dono da empresa não está, por isso nós da Raquel Fanan estamos há mais de 20 anos nos capacitando e nos especializando em oferecer a você “mão na massa” no desenvolvimento de seu processo de gestão com foco em sua produtividade e lucratividade, sem perder de vista a “alma” do seu negócio a sua essência!!!