Existe vida depois da Universidade?

310 0
Master Coach de Carreira pelo Instituto Maurício Sampaio do Rio de Janeiro. Coach Comportamental Evolutivo pelo Instituto Edson de Paula de Campinas. Pós-graduação em Recursos Humanos pela Unifran. Psicóloga com 18 anos de formação.

Depois de alguns anos de estudo e muito empenho para se ter um histórico com notas elevadas, não há garantias de que você, recém-formado, seja um Excelente Profissional. Os desafios para uma Carreira de sucesso começam bem antes da formatura e seguem durante a prática da profissão que escolheu.

Ainda existe uma grande lacuna entre conhecimento ofertado pelas faculdades e as exigências do mercado, que não leva em consideração só o conhecimento técnico. Há diversas competências pessoais valorizadas em processos seletivos atualmente e a faculdade seria um ótimo campo para desenvolvê-las.

A graduação é uma grande oportunidade de você fazer networking, expandir sua rede de contatos profissionais e desenvolver seu lado interdisciplinar, pois numa rotina corporativa, todo conhecimento adquirido deve ser usado de forma integrada. Os estágios podem ser uma grande oportunidade para liderar uma equipe, desenvolvendo sua inteligência emocional, resiliência e a capacidade de motivar pessoas.

É nisso que os jovens que estão buscando o coaching estão pensando. E para te ajudar a entender os benefícios do coaching para universitários, veja uma lista com 5 razões para você buscar um coach ainda nesse semestre:

1 – Dominar habilidades pessoais: O coach te ajuda a ampliar seu repertório. Desenvolver uma melhor liderança, uma comunicação mais eficiente, uma escrita mais produtiva ou qualquer outra habilidade em que você esteja com dificuldades;

2 – Melhorar o aprendizado das habilidades técnicas: É possível mapear o que está atrapalhando seu aprendizado. Existem ferramentas para melhorar sua organização, seu planejamento e sua produtividade. Assim você começa a agir como um profissional da sua área antes mesmo da formatura;

3 – Desenvolver autoconhecimento e autoestima: O processo de coaching te ajuda a confiar mais em si mesmo, pois amplia seu autoconhecimento. Isso vai te deixar mais preparado para seleção de trainee, entrevistas de bolsas, seleções de intercâmbio ou mestrado, por exemplo;

4 – Melhorar suas notas: O coach pode te ajudar a estudar melhor para as provas, utilizando técnicas para aproveitar seu tempo, desenvolver sua concentração e memorização. Você pode se tornar ótimo em atingir objetivos;

5 – Estabelecer uma base sólida de carreira: O coaching pode te auxiliar ao longo da sua vida universitária, te preparando para o mercado de trabalho com um planejamento de carreira mais sólido, uma vez que você aproveitou as experiências certas ao longo da graduação.

Contar com uma metodologia assertiva, certamente deixará você mais seguro e preparado para lidar com os inúmeros desafios da carreira fora da universidade. Você aumenta suas chances de ser destaque na sua profissão e ser bem-sucedido em tudo aquilo que empreender.

Já parou para pensar o quão competitivo está o mercado de trabalho? Estar bem preparado é muito importante para que você não saia da faculdade perdido e sem rumo e, especialmente para que não fique desmotivado, uma vez que a falta de planejamento profissional pode trazer consequências bem negativas.

Vivemos em um momento em que parece ser inadmissível que alguém trabalhe com algo que não goste. Ao mesmo tempo, o cenário econômico apresenta uma queda na oferta de empregos e nem todos os setores encontram-se estáveis. Por isso, mais do que nunca, é preciso saber montar um plano adequado da carreira.

Um antigo provérbio chinês diz “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”. Então, se você quiser se tornar mais eficiente e produtivo para o mercado de trabalho, precisa dedicar um tempo ao planejamento e a preparação de sua carreira. E nada melhor do que começar a se preparar para esses desafios logo no início da graduação.