Franca 197 anos

211 0

Como acontece todos os anos, a data será comemorada no recinto do Parque Fernando Costa com o corte do bolo com cerca de 80 metros. Essa promoção é tradicional e conta com a adesão da população e a colaboração do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Franca e região. Ninguém sai de lá sem experimentar ao menos uma fatia do bolo. À noite, a partir das 20h, acontecerá um dos eventos mais esperados nesta época do ano: o acionamento da decoração natalina na Praça Nossa Senhora da Conceição, atrativo que seduz visitantes e a comunidade local.

NOVA ADMINISTRAÇÃO
A atual administração, liderada pelo prefeito Alexandre Ferreira, está empenhada em oferecer os melhores serviços à comunidade francana, e para tanto, não mede esforços em concretizar o planejamento proposto pelo executivo. Destacamos abaixo, algumas ações que trazem melhoria na qualidade de vida do cidadão francano.

SAÚDE

Em Franca, além do aumento de equipamentos e leitos, superamos a marca de70% da cobertura vacinal contra Covid-19. Ao todo, já foram aplicadas mais de 543 mil doses das vacinas contra a Covid.

O resultado desta ampla vacinação, envolvendo uma diversificada equipe de colaboradores, atuando nas Unidades Básicas de Saúde, já sinaliza com os menores índices de novos casos e a internação desde o início da pandemia. A recomendação dos órgãos municipais, neste momento em que as atividades estão retomando o ritmo normal, é para que não deixem de completar o ciclo vacinal e de tomar a dose de reforço, além de manter os cuidados recomendados, como o uso de máscara.

Aqueles que, por uma razão ou outra, em torno de 15% da população, não foram se vacinar, devem aproveitar a estrutura diária de atendimento, nas UBS e fazê-lo de imediato.

Graças a esse engajamento da imensa maioria das pessoas, a cidade está vencendo os desafios da saúde e retomando a economia, com mais de 10 mil postos de trabalho, com o saldo positivo este ano.

Saúde entrega mais de 1.400 próteses auditivas em 8 meses

Um levantamento da Secretaria de Saúde apontou que até o final de outubro, foram entregues 1.407 aparelhos auditivos, por meio do Programa “Alegria em Ouvir”, beneficiando 709 pacientes.

O programa foi retomado pela Prefeitura em março deste ano, e até dezembro, deverá entregar mais 426 próteses unilaterais ou bilaterais, totalizando 1.833 aparelhos, contemplando 934 pessoas que aguardam pelo equipamento.

São beneficiados pelo programa os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente. Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe do Setor de Saúde Auditiva (NGA), com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados.

O projeto apresenta um impacto social muito grande, uma vez que os pacientes estão ganhando mais qualidade de vida.

Prefeitura convoca 19 médicos aprovados no Concurso Público

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos convocou 19 médicos aprovados em Concurso Público, já homologado pela Prefeitura, que serão contratados, visando o atendimento das necessidades e demandas da Secretaria de Saúde, nas especialidades de Endocrinologia, Ginecologia, Neurologia Clínico Geral, Otorrinolaringologia, Pediatra, Emergencialista Clínico Geral e médico de Saúde Ocupacional.

Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que os profissionais convocados atuarão nas unidades de saúde do município, de acordo com a especialidade, sendo na Casa do Diabético, NGA-16, UBS e no Serviço de Urgência e Emergência.

O chamamento desses novos médicos vai possibilitar que a Prefeitura amplie a capacidade de atendimento e a oferta de consultas à população, diminuindo o prazo de agendamento tanto para a Atenção Primária, como para o Serviço de Especialidades.

A previsão é que os novos médicos iniciem suas funções no início de dezembro, após o cumprimento dos procedimentos admissionais.

Saúde acolhe mais de 32 mil pacientes e aprimora assistência psiquiátrica

Com o objetivo de garantir uma melhor assistência aos pacientes da saúde mental, a prefeitura oferece em toda a rede de atenção básica, compreendida pelas 16 UBS, os atendimentos de Matriciamento de Psiquiatria, que são agendados, mediante encaminhamento do clínico geral. Uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários, está capacitada a oferecer esse acolhimento. Os números dos oito primeiros meses do ano sinalizam para os bons resultados obtidos, com 32.193 pessoas assistidas na rede pública municipal de saúde.

ESPORTE, ARTE, CULTURA

A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) iniciou em Setembro o Projeto Passeio Ciclístico Noturno. Todas as quartas-feiras, sempre das 19h as 21h, com saída do Complexo Poliesportivo. O trajeto, já estabelecido pela equipe da Feac, chegam a 15 quilômetros. Os bikers se reúnem em grupos de amigos e famílias e saem pedalando pelas ruas da cidade, num movimento bonito, com todas as luzes acesas o que chama a atenção de quem está passando.

Mateus Caetano, presidente da FEAC, informou que o evento é aberto a toda população, que gosta de andar de bicicleta e para os ciclistas que já praticam o esporte, visando à integração e a prática esportiva para melhoria da qualidade de vida.

Todos os passeios contam com o apoio da Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além de um profissional de Educação Física e a equipe da FEAC, que estão sempre na retaguarda, à disposição dos participantes.

Caetano ressalta que para participar desta atividade as pessoas devem estar preparadas, com bicicleta adequada, utilizando roupas confortáveis e apropriadas para o esporte, máscara e equipamentos de proteção, além de sinalizador, para que todo o percurso possa ser desenvolvido em segurança.

FEITO A MÃO

Com o objetivo de divulgar culturalmente o artesanato, a arte, a culinária, a costura criativa e suas técnicas: originalidade, regionalidade e valorizar o fator de desenvolvimento humano, expressões artísticas, preservação da tradição cultural, geração de renda ao artesão e artista francano, a Prefeitura de Franca, através da FEA (FEAC?, promoverá o projeto Franca Feito à Mão, em parceria com o FUSSOL – Fundo Social de Solidariedade de Franca.

Rigoroso processo seletivo foi promovido pela FEAC com as inscrições de pessoas interessas em obter a concessão de licença de funcionamento para o“Projeto Franca Feito à Mão”.

Os interessados deveriam ser maiores de 18 anos, residentes na cidade, para as categorias de artesanato, culinária, artes visuais e costura criativa, apresentar a documentação solicitada, além de fotos dos produtos que serão comercializados e um produto pronto pra avaliação. Aqueles que produzem itens perecíveis tiveram uma data agendada pela Comissão de Seleção para produzir o item que fará parte do seu cardápio, para análise.

Foram disponibilizadas, ao todo, 30 vagas, sendo que 14 delas serão destinadas, preferencialmente, aos artistas e artesãos que atenderam à convocação para a regularização cadastral feita pela FEAC, em edital publicado no dia 27 de setembro. As demais 16 vagas serão destinadas aos candidatos habilitados e classificados no processo seletivo, obedecendo à ordem de classificação.

A Comissão de Seleção e de Avaliação será composta por até cinco membros, que irão analisar a documentação, os trabalhos inscritos por fotos, apresentação e análise da peça produzida pelo candidato, de acordo com os critérios de avaliação do regulamento.

A tradicional feira é um espaço de valorização dos artesãos locais e um atrativo turístico da cidade. Deverá ser realizado aos sábados, no horário das 9h às 15h, na Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”. Em feriados ou datas comemorativas, os dias e horários poderão ser alterados, com prévia autorização pelo gestor do projeto.

FEAC continua recebendo inscrições para as Escolinhas Esportivas e Culturais

As Escolinhas de Iniciações Esportivas e Culturais retomaram as atividades em Agosto deste ano, com 25 modalidades totalmente gratuitas, incluindo as olímpicas como Badminton, Hapkidô, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis Mesa, Vôlei e outras.

São mais de 50 locais que ministram as aulas, em ginásios, campos, clubes esportivos e de lazer, escolas estaduais e quadras, distribuídos em diferentes bairros da cidade.

O objetivo é oferecer a oportunidade para que as pessoas possam praticar uma atividade física, melhorando a sua qualidade de vida perto de suas casas. As aulas estão sendo ministradas, atendendo aos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19 e em cumprimento as legislações municipal e estadual.

As vagas disponíveis são distribuídas para crianças, a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência física, de acordo com os requisitos exigidos, que podem ser consultados no site da Prefeitura. Para as pessoas idosas, que também desejam praticar esportes, são ministradas aulas de ginástica, hidroginástica adaptada e yoga, além das turmas de vôlei adaptado para 50, 60 e até 70 anos.

Além das aulas esportivas, a Feac oferece aulas de acordeon e violão para crianças a partir dos 7 anos. As aulas de violão são ministradas na Pracinha da Cultura (Antigo CEU) do Leporace e de acordeon na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’. Para quem deseja participar das aulas não é necessário ter os instrumentos ou conhecimento básico da modalidade.

Mais informações poderão ser obtidas pelo Telefone 16) 3711-9350, na sede da FEAC e pelo WhatsApp (16) 3711-9360.

DESENVOLVIMENTO

PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA EXPOAGRO 2022
Um dos principais eventos da cidade, a Expoagro – Exposição Agropecuária de Franca, a acontecer no próximo ano, de acordo com edital publicado que prevê a contratação de empresa especializada para a organização, produção, realização, administração e logística de eventos da parte artística da 51ª Expoagro.

Conforme consta, durante o período de 19 a 29 de maio de 2.022, a empresa vencedora deverá oferecer o mínimo de quatro shows artísticos, sendo um gratuito para a população e um show gospel. Os artistas escolhidos pela empresa deverão ser consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública, devendo a referida escolha ser aprovada pela Comissão Especial de Licitação. Como critério de aceitabilidade dos shows artísticos, se observará a projeção “internacional, nacional, local e seguimento musical das atrações contratadas”.

O vencedor da concorrência poderá montar palco, camarotes, arenas, arquibancadas e áreas vips para a realização dos shows artísticos, comercializar com, exclusividade, espaços publicitários com seus patrocinadores e áreas para a instalação de estandes comerciais, bares e lanchonetes, além da instalação de parque de diversões.

O edital prevê ainda que a cobrança de ingressos para a entrada nos shows artísticos deverá ter o valor limite máximo de R$ 20,00, para a pista. “Estamos retomando a Expoagro. Uma festa tão esperada, com shows e exposição de animais, bem organizada, com preços populares para que a população possa ter lazer e levar a sua família, de forma segura e tranquila”, comentou o prefeito Alexandre Ferreira.

Exposição de Animais

A parte técnica da 51ª Expoagro, que compreende a exposição de animais, será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, que deverá divulgar, em breve, a programação do evento.

Geração de emprego e renda

O prefeito Alexandre Ferreira anunciou no início de outubro, durante entrevista coletiva no Gabinete, que Franca alcançou na última semana, a quantidade de 10.515 mil postos de trabalho positivos neste ano. Os números são oficiais divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O evento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, Tarciso Botto, presidente da Acif, Vinícius Nóbrega, gerente regional do Sebrae e vereadores.

Durante seu pronunciamento, Ferreira comemorou os dados alcançados nestes primeiros dez meses do ano e ressaltou os programas e ações desenvolvidas pela Prefeitura para que os resultados fossem atingidos, possibilitando o fortalecimento da economia da cidade.

Neste período, principalmente, no primeiro semestre, foram criados vários programas para oferecer o suporte e auxílio aos francanos, desde a qualificação profissional até o encaminhamento para o trabalho.

O prefeito destacou a reativação do Programa “Caminho para o Emprego”, que já capacitou mais de 1,5 mil pessoas, em vários cursos gratuitos, nas áreas de gastronomia, beleza, construção civil e administrativa. Já o “Emprega Franca”, instituído para a captação e divulgação de vagas de trabalho, ampliou as oportunidades à população e apoio às empresas. As vagas abertas pelas empresas ficam disponíveis no Portal Emprega Franca, no site da Prefeitura. Já foram ofertadas 1.718 vagas, desde a criação do programa.

O Workshop da Empregabilidade, realizado em parceria com a ACIF, SEBRAE e empresas recrutadoras de vagas de trabalho, ofereceu aos francanos, orientações e informações importantes desde a elaboração de um currículo, inteligência emocional e técnicas de preparação para o mercado de trabalho on-line, por meio de palestras e atividades virtuais.

De acordo com Ferreira, enquanto as unidades do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que funcionam mediante parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e Prefeituras, Franca implantou um cadastro virtual, facilitando a intermediação de mão-de-obra, garantindo assim a continuidade dos serviços para a população. Neste ano, o PAT passou a funcionar no Parque Fernando Costa, sede da Secretaria de Desenvolvimento.

Exporta Franca

Outro programa lançado e que já apresenta resultados importantes é o “Exporta Franca”, com ações de incentivo e apoio às empresas da cidade para as exportações.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a cidade conta com 300 novos MEIs (Microempreendedor Individual), em média por mês. Atualmente, 28.967 MEIs estão ativos na cidade. Sem contar, a oferta de R$ 5,9 milhões em linhas especiais pelo Banco do Povo e a reestruturação da Sala do Empreendedor, que funciona na parte térrea do prédio da Prefeitura.

Ainda no mês de outubro, aconteceu a terceira fase do Programa Exporta Franca, que contemplou a Rodada de Negócios Internacionais (FBR-Franca Business Round), nos dias 10 e 11, com a presença de mais de 20 importadores do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai, que estarão na cidade para a realização de negócios, com 30 fábricas locais de calçados. O evento conta com a parceria da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), InvestSP e Sebrae-SP. As duas etapas iniciais do Exporta Franca serviram para a sensibilização e capacitação dos empresários para o fomento a exportação.

Para os vendedores informais foi criado, recentemente, o Projeto “Venda Legal”, que está em andamento para a formalização do mercado popular urbano, com a oferta de oportunidades para o crescimento desse trabalho.

A expectativa da Prefeitura é a geração de até 3 mil empregos, neste final de ano, com a Campanha “Natal da Esperança”, que será desenvolvida, em parceria com a ACIF, contemplando a decoração natalina em todas as regiões da cidade, com a previsão de atingir cerca de R$ 40 milhões para a economia.

Além das áreas da indústria e comércio, o setor de prestação de serviços também está sendo impulsionado, por meio da construção civil, com a aprovação de 7.945 projetos até setembro, entre residenciais e comerciais, pedidos de Habite-se ou carta de ocupação.

Outro destaque da administração foi a criação de programas na área de assistência social para o auxílio de milhares de famílias francanas, como o Renda Franca, Minha Chance Jovem e o Primeira Chance, destinados para jovens aprendizes, que estão atuando na Prefeitura.

“Todos esses esforços, em parceria com as entidades representativas da cidade, visam a retomada das atividades, buscando o fortalecimento da nossa economia, após os momentos críticos da pandemia”, disse o prefeito.

SEGURANÇA

As pessoas idosas, com 60 anos ou mais, com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção, residentes em Franca, têm o direito a vagas preferenciais de estacionamento e já podem obter o documento, sem sair de casa.

Com uma demanda cada vez maior de pessoas idosas, acima de 60 anos e com deficiência física, necessitando de credenciais para estacionamento, a Secretaria de Segurança implantou uma forma simplificada para a emissão do documento, através do e-mail: credenciais@franca.sp.gov.br .

Com isso, qualquer pessoa, de onde estiver com acesso a internet, pode fazer o pedido, receber e imprimir o documento sem custo, sem a necessidade de se deslocar até o Parque dos Pinhais, onde está sediada a Secretaria de Segurança. Isso pode ser feito para o caso da solicitação do documento pela primeira vez ou a renovação que, atualmente, é feita a cada ano.

A credencial emitida, com validade em todo o território nacional, autoriza o condutor a estacionar o veículo em vagas especiais demarcadas em vias e logradouros públicos, clínicas médicas, hospitais, estabelecimentos comerciais, shoppings, supermercados, entre outros. Essas vagas são exclusivas e sinalizadas com as legendas ‘Idoso’ ou ‘Pessoa com Deficiência’ e o Símbolo Internacional de Acesso, para permitir que a pessoa idosa e motoristas, com mobilidade reduzida, façam uso dos espaços com segurança e facilidade, sendo obrigatório o uso do cartão em local visível, preferencialmente, no painel do veículo.

Atendimento
As pessoas interessadas em renovar ou obter a primeira credencial de estacionamento, deve enviar o pedido com as informações pessoais para o endereço eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Segurança (credenciais@franca.sp.gov.br). Deverão ser encaminhados os documentos, como RG, CPF, CNH, comprovante de endereço e um telefone de contato. No caso da pessoa com deficiência, deve ser acrescentado e anexado o laudo médico, atestando o tipo de limitação que a pessoa tenha.

EDUCAÇÃO

Prefeitura investe quase R$ 3 milhões em ampliações de escolas e creches
Aproximadamente R$ 3 milhões estão sendo investidos em ampliações, reformas e instalação de novos equipamentos em sete unidades de ensino do município, entre elas escolas e creches. As informações são da Secretaria de Infraestrutura, que informou que estão em andamento, obras em cinco unidades de ensino.

Entre as repartições contempladas constam a Escola ‘AnorRavagnani’, no Jardim Esmeralda, sistema de para-raios, com valor acima de R$ 101,8 mil; ampliação do Centro de Convivência ‘Verde Água’, no Jardim Noêmia, com investimentos de R$ 507,8 mil; ampliação da Creche Escola ‘Fernanda Antoneli Souza’, com valores aplicados de R$ 526 mil; Creche Estrela de David, com investimentos de R$ 513,5 mil e a construção de muros na Creche ‘Maria Luzia Andrade Barcelos’, no Jardim Paulista.

Na programação, com licitação concluída, dependendo de assinatura de contrato e expedição de ordem de serviços, pela Secretaria de Infraestrutura, estão previstas as ampliações da Escola ‘Águida de Melo Oliveira’, no valor de R$ 631,6 mil; ampliação da Creche Escola ‘Joaquim Franco da Rocha’, com valor de R$ 601,4 mil e a construção de muro na Escola Municipal ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso, com investimentos de R$ 21,8 mil. Ao todo, o montante investido nessas benfeitorias, chega ao valor exato de R$ 2.997.938,18.

REFORÇO ESCOLAR

A Secretaria de Educação está desenvolvendo desde o mês de agosto, com a retomada gradual das aulas presenciais, um programa de Reforço Escolar, com atividades de apoio aos estudantes, visando enfrentar as defasagens de aprendizagem provocadas pelo período da pandemia, em que as escolas ficaram fechadas. O reforço no contra turno escolar está sendo oferecido em 34 escolas, atendendo a cerca de 2 mil alunos.

Também foi instituído o Projeto “Um dia diferente na escola”, no qual os estudantes de todas as escolas municipais, durante um dia da semana, são reagrupados em novas turmas, de acordo com o nível de desempenho, para que os professores possam trabalhar as habilidades, que cada grupo precisa desenvolver nas disciplinas de Português, desde a alfabetização, habilidades de leitura, escrita e produção de texto, além de Matemática.

Desde o dia 9 de setembro, a Rede Municipal de Ensino voltou a atender, de forma presencial, 100% dos estudantes matriculados nas escolas e creches do município.

Fonte: Assessoria de Impressa da Prefeitura de Franca