Hipercurvatura Transversa da Unha / Saiba mais sobre o formato da unha telha, pinça e dobrada

12668 0

O pinçamento do leito ungueal gerado pela hipercurvatura transversa da unha é o resultado do dobramento interno das bordas ungueais (unha) gerando uma unha com formação cônica que apresenta grande sensibilidade dolorosa e constitui problemas estéticos. Esta alteração se divide em três tipos:

1) Unha em telha: apresenta-se como um aumento da curvatura da unha, porém, suas bordas se mantêm paralelas ao longo do eixo longitudinal – tornando-a com aspecto similar a uma telha;

2) Unha em pinça: na parte distal da unha suas bordas apertam os tecidos moles que são pinçados;

3) Unha dobrada: a superfície da placa ungueal é plana enquanto as margens laterais são anguladas agudamente.
Nos três tipos os sinais inflamatórios são incomuns, podendo ocorrer o encravamento da unha.

Sua etiologia (causa) é bastante controversa, variando de fatores hereditários ao uso inadequado de calçados, a prática esportiva com impacto, como corrida, futebol, tênis, a influência da biomecânica dos pés, na deformidade de artelhos e unhas, deformidades ortopédicas das falanges, também podem levar à formação da hipercurvatura transversa adquirida. Além disso, a unha é aderida ao periósteo por fibras ligamentares, principalmente na parte proximal, gerando uma tração local e formação de osteófitos, que levantam o leito ungueal piorando a condição da hipercurvatura.

Curiosidade:
Saiba mais sobre a espessura e o crescimento da unha.

“A espessura das unhas varia de 0,5 a 0,75 mm e o crescimento é de cerca de 0,1mm por dia, nas unhas dos quirodáctilos (mãos), sendo mais lento nas unhas dos pododáctilos (pés). O crescimento ungueal sofre variações individuais e é influenciado por doenças sistêmicas e fatores locais”.

 

 

 

 

Tratamento para os três tipos de unha Pinça/Telha/Dobrada

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico sendo distinto para cada tipo de hipercurvatura. Os tratamentos conservadores são os preferidos pelos pacientes, porque promovem alívio da dor, no qual consiste na colocação de lâminas flexíveis, chamadas de órteses, as mais usadas são as de fibras de memória e as de metais como braquetes e bóton com elástico, que pressionam a placa ungueal (unha) e diminuem sua curvatura.

Uma forma de tratamento domiciliar comumente empregada por pacientes, é o lixamento da parte central da unha, diminuindo sua espessura e tensão e melhorando a dor. Este tratamento é efetivo somente em unhas com hipercurvatura transversa pouco curvadas, porém o tratamento cirúrgico produz os melhores resultados, com um percentual menor de recidivas.

IMPORTANTE
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

O podólogo é o profissional mais adequado para ajudar no alívio da dor, auxiliar o médico e na correção da lâmina (unha), dentro do tratamento conservador.

Agende um horário para realizar uma avaliação gratuita e receber as orientações necessárias.