Hospital do Coração de Franca completa 33 anos salvando vidas

83 0

Instituição completa 33 anos no dia 20 de agosto e se consolida entre os três centros coronarianos mais respeitados do Estado de São Paulo

Dr. Laurence Dias de Oliveira (Diretor Técnico do HC), Leda Junqueira (Fisioterapeuta Intensivista UTI COVID), Wiviane Mendes Nogueira (Gerente Assistencial do HC), Tony Graciano (Presidente Voluntário do Grupo Santa Casa de Franca) e Thiago Silva (Administrador Hospitalar do Grupo Santa Casa)

Unidade Coronariana do Grupo Santa Casa de Franca – o Hospital do Coração “Octávio Quércia” – é referência em tratamento de doenças cardiológicas para Franca e 21 municípios da região do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo).

Inaugurado em 20 de agosto de 1988, já realizou mais de 50 mil procedimentos (entre cirurgias, angioplastias, hemodinâmica, entre outros), mantendo um atendimento especializado, fruto da alta qualificação de seus profissionais e do investimento em equipamentos com tecnologia de ponta, que fazem deste hospital um dos três centros especializados mais respeitados do Estado de São Paulo. O paciente que chega ao Hospital do Coração de Franca tem ao seu dispor recursos que variam desde a primeira consulta para o tratamento até os mais complexos procedimentos cirúrgicos. Oitenta por cento destes procedimentos são resultado de um trabalho de acompanhamento de sintomas que levam a um diagnóstico preciso, sempre com o objetivo maior de salvar vidas!​

A unidade conta ainda, com um amplo parque tecnológico voltado para diagnósticos de alta precisão, inteiramente à disposição da população de Franca e dos municípios vizinhos, disponibilizando tecnologia de ponta para exames diagnósticos e tratamentos como: Raio X Digitalizado, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Densitometria Óssea, Mamografia, Eco Dopller de Vasos, Mapa/Holter, Teste Ergométrico, Eletroencefalograma e Eletrocardiograma; Ressonância Magnética (a única na cidade e na região para atendimento ao público do SUS); Litotripsia Extracorpórea de Cálculos Renais e Laser para Litotripsia-Transureteral, entre outros.

O hospital possui um importante e indispensável serviço de Hemodinâmica, implantado no ano de 1995, que auxilia no diagnóstico exato dos problemas cardíacos e, cada vez mais obtém sucesso na solução destes. Este recurso tem sido muito bem aceito por apresentar baixo índice de traumas e gerar menos riscos para o paciente. Em 2010 a Diretoria Administrativa do Grupo fez a aquisição de um novo equipamento de Hemodinâmica totalmente digitalizado (substituindo o anterior) aperfeiçoando a visualização e expandindo a área de atuação dos diagnósticos. Por ano, são realizados mais de 2 mil procedimentos, sendo 20% dos casos resolvidos sem uma intervenção posterior do cirurgião.

A diretoria administrativa, corpo clínico e equipes técnicas trabalham constantemente para que o Hospital do Coração esteja em perfeito funcionamento de suas atividades, mantendo constantes investimentos em manutenção e aquisição de equipamentos, especialização de seus médicos e melhorias de suas instalações. A aquisição de novas tecnologias e melhorias gerais são possíveis graças ao relacionamento da instituição com as esferas políticas, que apoiam e direcionam emendas parlamentares e demais recursos disponíveis para investimento em saúde e também a participação da população, que constantemente faz doações para os hospitais do Grupo Santa Casa de Franca e participa de ações em prol da instituição.

Dr. Ulisses Marquez Gianecchini, médico cardiologista e diretor clínico do Hospital do Coração, comenta: “O Hospital do Coração de Franca, sem sombra de dúvida é um dos mais importantes centros coronarianos do nordeste paulista e também do Estado de São Paulo. Somos Hospital de Ensino, atuando na formação de alunos dos cursos de Medicina das duas universidades locais – a Unifran e o Uni-FACEF – instituições parceiras com as quais temos desenvolvido em excelente trabalho. Além disso, o Hospital do Coração, desde sua fundação em 1988, tem seguido uma linha evolutiva importante no que concerne ao crescimento dos profissionais que aqui atuam, com investimento em qualificação e especialização, trazendo um resultado extremamente positivo para o atendimento ao público SUS, que é o foco principal da instituição, gerida por uma competente Diretoria Administrativa totalmente voluntária, e também por profissionais técnicos, tanto administrativos quanto clínicos. Parabéns aos colegas médicos e médicas – e a todos os profissionais, sem exceção, que se dedicam incondicionalmente a este grande patrimônio da comunidade que é o nosso Hospital do Coração! Obrigado.”, concluiu o diretor clínico.

O médico Dr. Laurence Dias de Oliveira, diretor técnico, falou sobre o hospital: “Como médico e diretor técnico do Hospital do Coração ressalto a excelência do atendimento e a satisfação que nós temos de trabalhar nesta instituição. Também vejo isso entre os colaboradores, o que só ressalta o valor de se ter um Grupo Hospitalar de alto padrão como o nosso. Hoje somos um Hospital de Ensino muito bem estruturado para receber alunos e residentes que aqui aprendem com uma medicina de alto nível. Além disso, o hospital tem uma ala COVID que se tornou referência pelos métodos e práticas no tratamento da doença, tendo inclusive sendo convido pelo InCor para transmitir os conhecimentos para profissionais de outros centros. Assim, o modelo de gestão da Santa Casa de Franca se faz a partir de pessoas com perfil de abnegação e solidariedade, contando com indivíduos de grande capacidade que compõem a diretoria administrativa. Parabéns a todos pelo aniversário do nosso querido Hospital do Coração!”, finalizou.

Thiago Silva, administrador hospitalar do Grupo Santa Casa, destacou: “É muito gratificante poder estar alinhado com equipes médicas e técnicas tão competentes – e ainda contar com um grupo coeso de diretores experientes, que transmitem uma visão e missão claras para que possamos realizar uma gestão norteada por princípios éticos e foco em humanização e qualidade; por isso o Hospital do Coração de Franca tem evoluído com tanto equilíbrio e excelência. Parabéns e obrigado a todos!”, concluiu.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, formado pelas unidades Santa Casa (Hospital Geral), Hospital do Câncer e Hospital do Coração, falou: “Para nós, diretores administrativos, corpo clínico e equipes técnicas, é motivo de grande orgulho poder oferecer à população de Franca e região uma unidade coronariana de alta performance, equiparada aos três maiores centros de cardiologia do Estado – e que ao longo destes trinta e três anos vem crescendo e melhorando continuamente em qualidade, humanização e resultados. Por isso parabenizo a todos que diariamente se entregam de corpo e alma para fazer o melhor trabalho e salvar vidas humanas!”, concluiu o presidente.

___________

 

Serviço:

Hospital do Coração de Franca – “Octávio Quércia”

Av. Pres. Vargas, 2953 – Bairro: Jardim Dr. Antônio Petráglia

CEP: 14409-055  |  Franca-SP

Horário de funcionamento: 24 horas

Telefone: (16) 3712-3001

www.santacasadefranca.com.br