O INSS me convocou para a perícia. E agora?

423 0
Advogados especialistas em Direito Previdenciário. Professores e Palestrantes. Autores de obras jurídicas. Colaboradores e articulistas de revistas e informes jurídicos. Advogados Consultores dos cooperados da UNIMED/Franca.

Desde julho de 2016, o governo deu início à operação apelidada de “PENTE FINO”, que é a convocação de todos os segurados que estão recebendo benefícios por incapacidade (auxílio doença e, agora, também, aposentadoria por invalidez) para serem reavaliados pelo INSS.

O objetivo é verificar se o cidadão recuperou sua saúde e poderia voltar ao trabalho, cessando assim o referido benefício.

De acordo com os números divulgados pelo próprio INSS, foram reavaliados quase 200 mil benefícios de auxílio doença, sendo que por volta de 180 mil foram cortados.

O governo disse que com o cancelamento desses benefícios, conseguiu economizar aproximadamente R$ 2,6 bilhões. Contudo, essa economia acaba sendo provisória, pois não é possível que quase 90% dos reavaliados tenham, de fato, recuperado a saúde. Se ingressarem na Justiça, além de receberem o que foi cortado, podem propor danos morais contra o INSS.

Leave a comment