OMS inclui o Reiki nas terapias de tratamento de dor

187 0
Fundadora Espaço Dona Gerânia, Mestre Reikiana – atendimentos e cursos de Reiki Usui Tibetano, Practitioner e Facilitadora de Barras de Access@ , Consultora de aromaterapia na Do Terra Óleos Essenciais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão das Nações Unidas, publicou, em junho de 2007, em Genebra, Suíça, as ¨Orientações Normativas sobre o Tratamento da Dor¨. Entre as modalidades de tratamentos sem o uso de drogas recomendadas estão: Fisioterapia, Fitoterapia, Acupuntura, Reiki, Jugizu e Musicoterapia. O documento aponta para a necessidade de se incluir, no tratamento médico, outras ¨dimensões biológicas, fisiológicas, sociais e espirituais”.

Aqui no Brasil, alguns hospitais já integram o Reiki como coadjuvante no tratamento de diversas patologias (Hospital Albert Einstein; Hospital Sírio-Libanês; Hospital Estadual do Mandaqui – São Paulo).

Reiki é uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde.

Baseado na concepção vitalista de saúde e doença, também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.

A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.

A prática do Reiki promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais; estimula a energização dos órgãos e centros energéticos; leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções; ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade e promove o equilíbrio da energia vital.

O Reiki tem inúmeros pontos positivos, como:

· Não está ligado a qualquer religião ou sistemas de crenças;
· Não exige fé quanto a sua eficácia; apenas é necessária a disposição de cada um para receber a aplicação;
· Após uma sessão a pessoa sente-se mais relaxada, e com isso seu nível de estresse é menor;
· Não é invasivo; não é necessário despir, nem mesmo tocar a pessoa;
· Não há perigo de “superdosagem” ou erros de aplicação. A energia é naturalmente direcionada onde for preciso;
· Não é preciso utilizar nenhum equipamento especial para uma sessão, facilitando a aplicação em qualquer lugar, a qualquer hora.

Qualquer pessoa pode ser tornar um reikiano e aplicar a técnica em pessoas, animais, plantas, na casa, no trabalho…

Na Dona Gerânia teremos cursos de Reiki presencial com vagas limitadas por conta dos protocolos de segurança do distanciamento social:

Nível 1 e 2 – dia 07 de março
Nível 3 – dia 11 abril

As inscrições podem ser feitas através do número Whatsapp (16) 99174-7121 até o dia 01/03/2021.