Os atendimentos da APAE-FRANCA em 2021

93 0

A Apae de Franca completou 51 anos de fundação em janeiro de 2021. Mais de meio século atendendo às pessoas com deficiência na área da saúde, educação e assistência social. Essa ação interdisciplinar contribui significativamente na qualidade de vida das pessoas com deficiência de Franca e também da região, que buscam na instituição serviços especializados para seus munícipes com deficiência.

Este período de pandemia foi um desafio para a APAE, pois foi necessário pensar em estratégias de continuidade dos atendimentos a mais de mil pessoas com deficiência. A área da saúde manteve seus atendimentos individualizados, somente foram atendidos de forma remota aqueles que tinham restrição do presencial. Na assistência social os atendimentos foram ofertados de forma continuada no decorrer do ano, em forma de revezamento. O acompanhamento junto às famílias foi sistemático, pois muitas delas precisaram de apoio com alimentação, materiais de higiene e limpeza, entre outros. Já a escola retornou com as aulas de forma presencial a partir de 02 de agosto.

Embora tenha sido um ano atípico, a instituição buscou manter o foco e pensar nas ações previstas em seu planejamento estratégico, cuja assessoria é realizada pela Fundação Dom Cabral, que trabalhou diretamente junto as lideranças da instituição, em um processo de melhoria continua.

A APAE manteve seu quadro de profissionais especializados, pois são essenciais para os serviços ofertados. Através de parcerias públicas, realizou melhorias na infraestrutura física e a troca de uma van que transporta os atendidos para os serviços.

Com a pandemia o setor de captação de recursos pessoa física e jurídica teve queda, o que exigiu da Diretoria, que atualmente tem na presidência Agenor Gado, a busca de estratégias na manutenção dos serviços. Assim sendo, no mês de novembro a instituição realizou o 9º Leilão União de Forças, que contou com a solidariedade de empresários e comunidade francana.

Esperamos que esse período de incertezas passe e que o ano de 2022 seja de muitas realizações para todos (as) e que a APAE possa seguir cumprindo sua missão de Contribuir para a transformação da vida das pessoas com deficiência e suas famílias.