Os Quatro erros que comprometem o controle do Diabetes

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Rita Pacheco l Podóloga

A vida é feita de escolhas e quando se tem diabetes, devemos ter uma vigilância constante para manter o seu nível de glicose no sangue sob controle. Manter-se saudável também significa reconhecer algumas armadilhas comuns, muitas das quais são produto de maus hábitos adquiridos ao longo de muitos anos. Dezesseis milhões de brasileiros tem diabetes e quem convive com a doença sabe quantos cuidados são necessários para lidar diariamente com o problema. Vejam os quatro erros mais comuns, segundo os endocrinologistas João Sales e Louise Cominato.

Erro 1: Incompreensão e abuso dos Medicamentos
O erro mais comum é não usar a insulina corretamente ou parar os remédios prescritos pelo médico porque 'não sente nada' ou acha que já terminou a terapia.

O maior erro é pensar que o poder dos medicamentos é maior que os efeitos da atividade física e uma refeição balanceada.

Erro 2: Não ter o controle de sua condição em suas mãos
O erro é não medir a glicose diariamente se você usa insulina ou fazer o acompanhamento prescrito pelo médico. Não dá para viver tentando adivinhar a glicemia. A quantidade de açúcar no sangue deve ser medida pelo menos três vezes por dia, antes das refeições e anotada, no caso de uso de medicação injetável. Você é o único responsável, por isto o seu trabalho é monitorar sua dieta, sua atividade física e tomar a sua medicação no horário prescrito pelo seu médico.

Erro 3: Fazer escolhas alimentares pobres
Os erros mais comuns são cortar todos os carboidratos, usar só adoçante, exagerar nas frutas e preferir sucos a fruta, principalmente os industrializados, e comer muito depois da hipoglicemia.

Mantenha um diário de sua dieta para manter o controle do que você está comendo e bebendo, e sempre leia nos rótulos.

Não se alimentar em horários regulares é outro erro comum.

Erro 4: Negligenciar outros problemas
O excesso de superproteção (crianças) ou deixar que o diabetes limite sua qualidade de vida.

Depressão e estresse também podem ter efeitos negativos sobre os níveis de açúcar no sangue. Estresse constante pode aumentar os hormônios que dificultam a capacidade da insulina em desempenhar seu trabalho. Qualquer atitude sua para reduzir o stress irá melhorar o seu nível de açúcar no sangue. Vale reforçar que se evitar os erros é possível ter uma vida normal.

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