Por que ter um Abdomen forte?

189794 0

Muito se fala da importância do fortalecimento dos músculos abdominais, mas você sabe realmente porque isso é importante? Um abdômen forte proporciona não só a melhora da aparência estética, mas também trás grandes benefícios fisiológicos à saúde. Assim é fundamental para qualquer pessoa ter músculos abdominais fortes e flexíveis. Estes são alguns benefícios de uma boa musculatura abdominal:

· Equilíbrio postural: A boa postura é aquela que ajusta nosso sistema músculo esquelético. Uma musculatura abdominal forte será capaz de equilibrar ou compensar uma hiperlordose lombar, além de prevenir e tratar outros problemas de coluna como hérnia de disco e escoliose.

· Sustentação visceral: É fundamental ter um abdômen forte para evitar o deslocamento dos órgãos internos para frente e para baixo.

· Eficiência respiratória: Durante o processo respiratório, principalmente na fase de expiração, a influência de uma boa musculatura abdominal pode aumentar a eficiência da respiração.

· Eficiência no processo digestivo: Uma musculatura abdominal forte e de boa tonicidade facilitará a fase de defecação no processo digestivo.

· Prevenção contra as diástases: diástase é uma abertura ou abaulamento que acontece no músculo reto abdominal, principalmente de gestantes. O músculo bem forte previne que isso aconteça.

· Prevenção contra traumatismos: Em desportos de contato, como as artes marciais, a musculatura abdominal trabalhada atua como uma cinta protetora para as vísceras, evitando a ruptura do baço e do fígado.

· Proteção e prevenção ao aparecimento de hérnias: É na região abdominal onde ocorre a maior incidência de hérnias. Portanto, presume-se que um músculo abdominal, cujo tônus seja elevado, dificilmente permitiria o afastamento da aponeurose.

· Melhoria estética: Este é o motivo principal pelo qual as pessoas intensificam o treino para os músculos abdominais, porém para se ter um abdômen definido, não basta somente intensificar os abdominais, é preciso ter um percentual de gordura corporal mais ou menos abaixo dos 12%.

Os músculos abdominais estão localizados no tronco e englobam os seguintes músculos: oblíquos externos e internos, reto abdominal e transverso do abdômen. O reto abdominal é o famoso 'tanquinho', os outros três se localizam mais lateralmente ao tronco, sendo o transverso o mais profundo. Eles apresentam 3 funções básicas: estabilização, rotação e flexão do tronco.

Leave a comment